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JFPR apresenta 10 iniciativas de boas práticas propostas por servidores

A comemoração do Dia do Servidor na Justiça Federal do Paraná foi marcada pela apresentação de 10 ações de boas práticas selecionadas por um comitê que avaliou inúmeras iniciativas que agilizam e melhoram o atendimento da JFPR. O evento, realizado em Curitiba na sede Bagé (centro da cidade), nesta quarta-feira (30), contou com as presenças da diretora do Foro da JFPR, juíza federal Luciana da Veiga Oliveira, e do diretor administrativo, Layre Colino Neto. O “Jogo da CapiVara” – CAPIJUST, a Capivara Justiceira –  criado especialmente para o treinamento dos estagiários recém-contratados pela JFPR é uma proposta das servidoras da Divisão de Acompanhamento e Desenvolvimento Humano, Marísia Faucz e Aline Soares da Silva. As servidoras Mayra Alice Souza Pegorer e Lilian Lemos Vissoci, da 1ª Vara Federal de Paranavaí, trouxeram quatro projetos. O “Acolhida” com foco nas crianças do espectro autista que passam pela JF para a realização de perícias. O “Espaço Criança” complementa o projeto anterior. As servidoras criaram um ambiente lúdico com brinquedos que possam entreter as crianças enquanto aguardam o momento de serem atendidas.  O “Absorvente” auxilia adolescentes e mulheres em situação de vulnerabilidade financeira que não têm condições de adquirir os materiais de higiene íntima. É delas também o projeto “Mural” que unifica em uma plataforma digital todas as ações e comunicados relacionados aos trabalhos da Subseção. O objetivo é ampliar a troca de informações entre os servidores.De Guarapuava veio a iniciativa do servidor da 1ª Vara Federal da cidade, Lucas Pauluch. Ele conseguiu automatizar a expedição de RPV’S. O modelo implantado por ele consegue fazer em poucas horas o trabalho que demoraria semanas.  O juiz federal substituto Igor de Lazari, da 2ª Vara Federal de Londrina apresentou a melhoria dos índices de desempenho, após a aplicação de novas dinâmicas de trabalho. O juiz destacou que as mudanças não exigiram mais horas de dedicação das equipes nem mesmo a sobrecarga de atividades. Um dos resultados alcançados com a nova cultura foi a diminuição dos processos acumulados.  O Núcleo de Comunicação Social (ComSoc) mostrou como está estreitando os laços com os veículos de comunicação de todo o Brasil e também do exterior. Por meio de um grupo de mensagens, as informações são compartilhadas de modo a facilitar a entrega de notícias produzidas pela JFPR. O canal também serve para receber demandas da imprensa, como pedidos de informações e entrevistas. “Memória Oral” é o projeto em execução do Núcleo de Memória Institucional. Com o auxílio de estagiários a equipe criou um canal no YouTube com imagens e depoimentos de pessoas que fazem parte da história da JFPR. O projeto “Aproxima” tem levado o atendimento da Justiça Federal e de outros órgãos públicos para comunidades que moram em localidades distantes dos centros urbanos. A juíza Luciana da Veiga Oliveira e a servidora Kely Cristina Laurentino apresentaram detalhes do projeto que já mudou a vida de centenas de famílias. No final do evento foi feita a apresentação do livro “E foi assim”, uma coletânea de contos e histórias vivenciadas por pessoas que atuaram na JFPR. Os servidores presentes também participaram de um momento de confraternização durante um coffee break.
31/10/2024 (00:00)
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