Projeto Vozes: próxima etapa acontece dia 23 e será voltado para pessoas com autismo
Projeto Vozes: próxima etapa acontece dia 23 e será voltado para pessoas com autismo
Segunda, 09 de setembro de 2024 às 18:01
Evento acontece no dia 23 de setembro, às 14h, no auditório da Justiça Federal em AlagoasCrédito da foto: Secom JFAL
A quinta edição do Projeto “Vozes: narrativas sociais e diálogos com o Sistema de Justiça” tem data definida. As vozes desta roda de diálogo serão das pessoas com autismo. A programação acontece no próximo dia 23, no auditório da Justiça Federal em Alagoas, no bairro da Serraria, a partir das 14h. Para conhecer um pouco da realidade desse segmento, que tanto necessita do apoio governamental, nas mais persas esferas de atuação, os juízes federais Antônio José de Carvalho Araújo e Felini de Oliveira Wanderley conheceram a Associação de Pais e Amigos do Autista (Assista), quando conversaram com familiares de autistas para melhor compreender suas realidades.
O Projeto tem o objetivo de promover a compreensão da realidade social pelos agentes do sistema de Justiça. Com isso, busca incentivar juízes, servidores, advogados, defensores públicos, membros do Ministério Público, estudantes e pesquisadores a desenvolverem uma reflexão mais próxima e empática das realidades vividas por pessoas em situação de vulnerabilidade social.
O coordenador da iniciativa, juiz federal Antônio José Araújo, destaca o que move a realização do Projeto. “Queremos possibilitar que as experiências desses grupos sejam integradas na prática jurídica, contribuindo para decisões mais justas e uma sociedade mais inclusiva”, considera o magistrado. O juiz Felini Wanderley destaca a importância da iniciativa. “O trabalho a ser feito é grande em favor da população carente e a Justiça Federal em Alagoas dá a sua contribuição, a fim de atender a essas demandas, e tem o Projeto Vozes como uma alternativa para tal”, considera.
Público
O Projeto Vozes é aberto ao público em geral, com foco nos membros do Sistema de Justiça. Quem precisar de certificado pode se cadastrar através de formulário eletrônico, devendo o participante doar, no dia do evento, um quilo de alimento não perecível ou um livro de literatura, os quais serão entregues posteriormente a instituições beneficentes.
Nesta etapa, o Projeto faz parte da 3ª Semana Regional de Acessibilidade e Inclusão, promovido pela Justiça Federal em Alagoas, juntamente com o Tribunal Regional Federal da 5ª Região (TRF5).
Para participar, os interessados precisam fazer a inscrição no endereço https://abrir.link/Hazfd
Secom JFAL